Arquitetura de Informação
…Um pouco sobre documentação
Wireframe
No início, os wireframes eram elaborados utilizando o Power Point, como no exemplo abaixo:

Depois, o Visio tornou-se o software que atendia às necessidades dos clientes da maneira pretendida.

Atualmente, o Axure é considerado o melhor programa para desenvolver wireframes. O software gera protótipos navegáveis, que são mais fiéis ao site que será elaborado, facilitando, assim, o entendimento do cliente e da equipe envolvida no desenvolvimento do projeto.

Sitemap
Todas as páginas do site devem estar sinalizadas no documento e são numeradas para facilitar a identificação. A numeração é adicionada também às páginas do wireframe, para que tudo possa estar alinhado e seja mais fácil identificar e comparar o sitemap com o wireframe desenvolvido. Neste caso, o sitemap corresponde a uma seção nova que foi acrescentada a um site que havia sido lançado um ano antes.

Fluxo
No fluxo mostra-se os caminhos do usuário em determinados ambientes. Não utilizo fluxo em todos os projetos, mas em algumas situações eles são extremamente úteis para o cliente entender a proposta apresentada.

Há muitos outros documentos utilizados por arquitetos de informação, que objetivam organizar, relacionar, orientar e integrar todas as etapas de um projeto. Os mais comuns estão descritos acima, mas há também o inventário de conteúdo, a planilha estrutural, o webcontent, entre outros.